No último dia 27 de janeiro, o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) providenciou uma análise da qualidade da água nos bebedouros da Sede do Detran, em Campo Grande, depois de denúncias de servidores. O resultado da análise colhida pela empresa Spectrum Análises Técnicas foi divulgado hoje (29), constatando que a água está imprópria para o consumo. Foram detectados agentes nocivos à saúde humana, tais como Coliformes Totais.

Diante da situação emergencial, o Sindetran- MS se reuniu com a diretoria do Detran e posteriormente encaminhou à Secretaria de Governo e à SAD, um pedido de providências para solucionar o problema e garantir o tratamento adequado e a potabilidade da água a ser fornecida aos servidores e usuários do órgão. “Não temos condições sanitárias para o exercício do trabalho e permanência do servidor no órgão”, comenta o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.

Subcondições de trabalho

Além da água imprópria para o consumo oferecida aos servidores e usuários, a Sede do Detran, em Campo Grande, enfrenta problemas de manutenção e asseio, já que encerrou o contrato com empresa terceirizada que prestava o serviço. Segundo servidores, os banheiros não são limpos e há acumulo de lixo.

O contrato para empresa de conservação e asseio e manutenção do órgão foi prorrogado por três vezes, mas uma nova licitação não foi realizada para prestação do serviço. “Estamos solicitando que a administração ofereça condições mínimas para que os servidores possam desempenhar suas funções com qualidade, prestando um atendimento de qualidade ao cidadão”, finalizou Sakai.