Nesta quinta-feira (12), o Detran apresentou o Setor de Fiscalização do órgão, que será chefiado pelo servidor de carreira André Canuto. O setor é uma antiga reivindicação (desde 2016) do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) junto a administração do órgão e ao governo do estado. “Estamos felizes com mais essa vitória do Sindentran-MS”, afirmou o presidente do Sindicato, Octacílio Sakai Junior.

A criação do Setor de Fiscalização do Detran é uma ação conjunta para a redução do número de mortes e lesões no trânsito.  Os primeiros dados divulgados pelo setor demonstram que nos primeiros 30 dias de ação dos agentes do Detran, foram anotados 69 autos de infração, como motoristas flagrados circulando pelas ruas sem CNH, criança em motocicletas sem capacete e condutores dirigindo sem cintos de segurança.

Segundo o servidor André Canuto, o setor da fiscalização atua diretamente em parceria com o efetivo do batalhão da PM de trânsito, com a assessoria militar e ainda com agentes de fiscalização da Agetran. A fiscalização vai acompanhar os militares em blitz e também em ações educativas. Inicialmente, o trabalho será feito somente no trânsito de Campo Grande. “Esse setor contribuirá para a melhoria de qualidade na vida da população. Esse será o investimento em salvar vidas”, comentou Sakai.

O presidente do Sindetran-MS ainda enfatizou que o Setor de fiscalização garante o desenvolvimento e valorização da categoria. “Além de contribui para qualidade de vida no trânsito, o setor fortalece a categoria de servidores do órgão e garante a qualificação dos servidores”, finalizou Sakai.

Foto: Alírio Vilassanti