Neste sábado (02), o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) realizou uma Assembleia Extraordinária em sua Sede de Campo. Com a presença de servidores de Campo Grande e de várias cidades do interior do estado, o público votante chegou a 182 funcionários.
“Depois dos acontecimentos da semana, com a prisão da diretoria do DETRAN, nossa categoria esta entendendo que temos que nos unir para alcançar nossos objetivos e resgatar nosso órgão. A grande presença dos servidores hoje é uma prova dessa união”, disse o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.
Entre os assuntos em pauta, as tratativas com o governo do estado sobre o PCCR – Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração – causou discussão. Em reunião com representantes do SAD (Secretaria de Estado de Administração e Desburocratização) na quinta-feira (31), a diretoria do Sindetran-MS conseguiu que a análise do Plano comece no próximo dia 15 de setembro. “O governo pediu para que o Plano estabelecido em 2015 e já apresentado nessa época comece ser analisado para definir o impacto de custeio. A reposta com o PCCR pronto seria entregue na primeira quinzena de novembro”, explicou Bruno Alves, secretário Geral do Sindetran-MS.
O prazo de devolutiva do governo do estado causou revolta entre os servidores. “Não podemos mais esperar. O governo tem esses dados desde 2015 e só faz nos enrolar. Não podemos confiar em quem colocou no DETRAN essa diretoria que foi presa”, exclamou uma servidora do interior do estado.
Os próprios servidores propuseram enxugar o prazo do governo que acabou sendo aprovado por unanimidade. Depois de apresentada a proposta no dia 15 de setembro, a SAD tem até o dia 6 de outubro para apresentar a resposta. “Nós vamos acompanhar essa analise e negociar nesse período. Queremos que essa negociação termine antes do fim do ano, que é o prazo estabelecido no acordo firmado para encerramento da greve de 2015”, explicou Marcelo Almeida, representante do Sindetra-MS, junto ao FETRAN.
Estado de Assembleia
Com a constante negociação com o governo do estado, o Sindetran-MS está em Estado de Assembleia. Essa pauta, aprovada por unanimidade possibilita que a qualquer momento o sindicato possa convocar uma assembleia para analisar a negociação do PCCR. “As assembleia poderão ser convocadas de um dia para outro, de forma legal, garantindo a legitimidade do que for decidido”, esclareceu o assessor jurídico do Sindetran-MS, Eliton Aparecido Souza de Oliveira.
“Nós esperamos que o governo perceba a força da nossa categoria e que as negociações aconteçam com tranquilidade, porém esse estado de assembleia nos garante a possibilidade de greve, caso as negociações se encerrem. Não queremos prejudicar o atendimento do DETRAN, isso já ficou provado nesta semana, em que o órgão prosseguiu funcionando, mesmo sem diretoria. Queremos que nossos direitos sejam respeitados e nossa categoria seja ouvida, conforme prometeu o governo do estado em sua campanha de eleição e no acordo de encerramento da greve, em 2015”, afirmou Sakai.
Convênios e Premiações
Durante a assembleia deste sábado (02), o Sindetran-MS anunciou os convênio que vem firmando ao longo da gestão desse diretoria. Os convênios com a Sulli Ótica, Dale Sorvetes e FAMPER dão direito a desconto aos sindicalizados.
Ao fim da Assembleia, através de sorteio, os servidores Priscila Lemos e Adriano Chastel foram presenteados com um pote de sorvete, oferecido pela Dale Sorvetes.