Nesta segunda-feira (22), um vídeo compartilhado nas Redes Sociais mostrou o governador Reinaldo Azambuja dizendo que “meteria” um processo administrativo em uma servidora do Detran-MS. O vídeo causou revolta entre os servidores do estado, por explicitar a forma como os servidores são tratados pela gestão do Estado.
Durante o vídeo, Reinaldo se mostra revoltado com uma servidora do Detran, que almoçava em pé, para mostrar que não possuía local adequado para isso no órgão. “Se ela como em pé, é porque ela quer”, exclama o governador, que se esquece dos seguintes fatos: a Sede do Detran, em Campo Grande, tem mais de 800 funcionários, entre servidores do quadro, comissionados e terceirizados, o local não possui refeitório ou áreas de almoço e está localizado há 8 km do dentro da cidade, na MS 080, Km10; por estar em uma zona rural, existe dificuldade de locomoção em de deixar o órgão no horário de almoço, que ainda está estabelecido em uma hora, das 11h30 às 12h30; outras Agências como a de Dourados e Três Lagoas também passam por isso.
“Não houve um estudo sobre a viabilidade dessa mudança de horário, não providenciaram condições para o servidor. As Agências do Detran estão sucateadas, mal tem espaço para trabalharmos, quanto mais para alimentação. A intenção de aumentar a comodidade da população é muito válida e os próprios servidores concordam com isso, mas a mudança deve ser feita de maneira adequada, sem que prejudique o servidor que já encontra péssimas condições de trabalho e baixo salário”, afirma o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS), Octacílio Sakai Junior.
Nas ultimas semanas, junto a demais entidades sindicais, o Sindetran-MS procurou a justiça para reverter a extensão do horário de trabalho dos servidores públicos, sem contrapartida salarial ou ajuste das condições de trabalho. No dia 08/07, o desembargador Ruy Celso Barbosa Florence acatou uma liminar dos sindicatos derrubando a extensão do horário. Porém, no dia 11/07, o desembargador Paschoal Carmello Leandro derrubou a liminar, mantendo o expediente de oito horas. No próximo dia 07/08, uma nova liminar será analisada. “Não vamos desistir de lutar pelo direito dos servidores do Estado, em especial os servidores do Detran. Neste vídeo que esta circulando, podemos ver o tamanho do incomodo que estamos causando, principalmente por se tratar se um Sindicato que se preocupa com a aplicação do dinheiro público. Isso incomoda essa gestão”, comenta o presidente do Sindetran-MS.
Com a repercussão do vídeo e a ofensa a uma servidora do órgão, o Sindetran-MS emitiu uma nota de repúdio ao governador Reinaldo Azambuja, confira abaixo:
O Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) vem, por meio desta, repudiar veementemente a atitude do governador Reinaldo Azambuja contra os servidores do Detran de Mato Grosso do Sul, explicitado em um vídeo gravado durante uma reunião com deputados e sercretários de estado, disseminado nas Redes Sociais nos últimos dias.
Ao visualizar o vídeo percebe-se claramente a raiva que o governador mantém dos servidores do órgão, inclusive ameaçando uma servidora que é citada por ter aparecido na imprensa almoçando em pé, por não ter espaço adequado para tal ação.
O Sindetran-MS se indigna com a prática de “falar mal” do servidor em conversar abertas ou não, em seu gabinete. Neste sentido, é importante lembrar ao senhor governador, que os servidores públicos são aliados no atendimento à população do estado, portanto merecendo consideração e apreço por parte dos gestores do estado.
Solidarizamos-nos com os servidores que tiveram sua rotina alterada com a extensão do horário de expediente, que foi realizada sem critério e adequação das condições de trabalho. Como Sindicato atuante pelos direitos dos servidores públicos e fiscalizador da gestão de recursos públicos do Estado, vamos continuar lutando pelo direito dos servidores e questionando gastos excessivos com publicidade e criação de cabides de empregos, como vem acontecendo nos últimos dias.
Colegas servidores, juntos somos mais fortes.
Sindetran-MS