O 1° de maio, Dia do Trabalhador, é comemorado mundialmente pelas conquistas de direitos da classe trabalhadora. Direitos estes, que são fruto de muita luta e embates que de acumulam ao longo dos anos no Brasil e no mundo. Em nosso Estado não é diferente, as conquistas dos Servidores Públicos Estaduais estiveram alicerçadas em batalhas, que podem ser lembradas nesse dia, mas não devem ser esquecidas no dia-a-dia de nossas vidas. Principalmente em um momento histórico em que nos encontramos, no qual as esferas governamentais atacam os direitos dos trabalhadores sem a mínima vergonha.
Ao longo desses três anos, o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) se reergueu e passou a lutar pelos direitos dos servidores lado a lado com as demais categorias. Houve avanços no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR), instalação do auxílio alimentação entre outras conquistas. Mas também tivemos derrotas, principalmente relacionadas a falta de diálogo e o desprestígio da categoria com o governo do estado. “O Sindetran-MS esteve muito apático por vários anos, sempre concordando com migalhas que o governo nos oferecia. Nesta nova diretoria, estabelecemos metas que aos poucos estamos alcançando. Não deixamos que o descaso do governo prejudique nossa categoria”, explica do presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.
Hoje, o Sindetran-MS junto aos demais Sindicatos de categorias do Estado e ao Fórum dos Servidores de MS trava mais uma batalha com o governo do estado. Uma batalha pela incorporação do abono de 200 reais que foi prometido ainda no primeiro mandato. Mesmo conseguindo, através de articulação da Assembleia Legislativa, que o abono seja mantido por sessenta dias, os servidores querem mais. Querem negociar o reajuste anual ainda no mês de maio. “Os problemas que tivemos no primeiro mandato continuam agora. Temos dificuldade em negociar com o governo. Não participamos dos estudos de impacto da folha de pessoal. Enfim, não há aproximação, tão pouco transparência nessa relação”, afirma Sakai.
Neste dia 1° de maio, o Sindetran-MS parabeniza todos os trabalhadores, principalmente os que exercem seu ofício no Detran de Mato Grosso do Sul. Nossas conquistas devem ser comemoradas, mas sempre pensando que podemos mais. “Juntos, os servidores são mais fortes e podem lutar para manter os direitos conquistados e buscar uma melhoria das condições de trabalho e dignidade”, exclama Sakai.