O Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) vem através deste, externar sua indignação quando ao teor da matéria “MS paga R$ 18 milhões por ano a 112 servidores cedidos a sindicatos”, publicada por este veículo no dia 30/05/2019. O texto, em que são listados os servidores do Estado que estão cedidos aos Sindicatos e os valores gastos com essas cedências, o Sindetran-MS é citado sem nenhum motivo aparente, já que está dentro da Lei com o número de servidores cedidos.
A informação com os servidores cedidos do Sindetran-MS aparece desconexa, com a intenção apenas de “incluir no bolo”, sem citar sequer se existe alguma irregularidade nas cedências. A informação ainda apresenta erro, já que os servidores citados no texto não estão cedidos há um ano e sim há três anos, quando iniciou o mandado desta diretoria.
O Sindetran-MS esclarece que o direito ao Sindicato é constitucional, conforme prevê o Art. 8º, ressaltando que cabem a esses sindicatos a defesa dos direitos e interesses coletivos ou individuais da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas. Portanto, os gastos com os servidores do Sindicatos se mostram importantes, uma vez que, é o Sindicato que luta por melhorias nas condições de trabalho e na preservação do erário público, como atua o Sindetran-MS.
Foi o Sindetran-MS, com a diretoria atual, que denunciou e desmantelou um esquema de corrupção dentro do Detran, inclusive culminando com a prisão de toda a diretoria do órgão. Foi o Sindetran-MS, que fez denúncias de irregularidades em vistorias de veículos, licitações fraudulentas, contratação de servidores comissionadas, entre outras tantas irregularidades já noticiadas nesse veículo de comunicação, sempre com a intenção de evitar o uso irregular do dinheiro público e manter a celeridade do órgão.
Esse veículo de comunicação já esteve tantas vezes noticiando nossas ações de amparo a erário público, mas desta vez, usou o nome do Sindetran-MS sem cautela.
Como presidente do Sindetran-MS, eu, Octacílio Sakai Junior, que sempre pautei minhas ações pela honestidade e integridade, herdadas de uma tradicional família nipônica, fico entristecido ao sem lembrado em um tom pejorativo, sem embasamento legal ou jornalístico. Espero que a informação seja retirara, já que não se sustenta.