Neste sábado (15), o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) realizou Assembleia Geral para discussão e aprovação das pautas que serão reivindicadas em 2020. Os pedidos de negociações com o governo do estado já começaram em dezembro, prosseguindo em janeiro e fevereiro.
Entre os pedidos, a melhoria e regulamentação do Auxílio Alimentação, andamento das promoções atrasadas e implementação do adicional de função aprovado na Lei 5.174/2018. Ainda serão reivindicações a melhoria da estrutura de trabalho, já que algumas agências estão em estado precário, sem condições de atendimento ao usuário e ambiente adequado de trabalho para o funcionários. “Estivemos em várias agências ao longo de 2019 e verificamos condições precárias de trabalho e de atendimento ao público. Não podemos deixar de lutar por condições melhores”, afirmou o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.
A solicitação de abertura de concurso público também será reivindicação para 2020. Hoje, o quadro de funcionário do Detran está deficitário, principalmente em atividades como vistoria veicular, que falta em algumas cidades.
A situação dos vistoriadores também foi discutida durante a Assembleia Geral. O pedido dos servidores é de cumprimento da Lei Estadual nº 3.841 de 29 de dezembro de 2009, que regula a carreira de fiscalização e Gestão de Atividade de Trânsito, e que não contém a atribuição de emplacamento de veículos para as três categorias funcionais de Gestor de Atividade de Trânsito, Assistente de Atividade de Trânsito, agente Condutor de Veículos e Agente de Atividade de Trânsito. Como não houve adesão completa por parte dos vistoriadores em participar da Assembleia, a decisão foi que cada caso será tratado individualmente, com os servidores interessados procurando o Sindetran-MS.
Durante a Assembleia, a diretoria ainda convidou os servidores a se mobilizarem para a discussão da necessidade de reestruturação da carreira em face a evolução tecnológica e automação. O assunto será retomado em outros encontros para ampliar a discussão.