A Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde confirmou a contaminação da água disponível aos usuários e servidores da Sede do Detran, em Campo Grande. O laudo da SASAU atesta a análise realizada pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS), no último dia 30 de janeiro.
Na ocasião, o Sindetran-MS informou a diretoria do órgão e cobrou providências, que não foram tomadas. Até hoje, servidores e usuários da Sede do Detran estão consumindo a água não potável. “O órgão nem ao menos recomendou que a os servidores não consumam a água do local ou que tragam água de casa”, conta o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.
Segundo o laudo da SESAU, os coliformes presentes na água podem causas diarreia e infecção urinária. “Quando recebemos denúncias dos servidores, procuramos analisar a qualidade da água. Com a primeira análise, paga pelo Sindicato, fomos até a direção do órgão e cobramos providências. Nada foi feto. Os funcionários ainda estão expostos e muitos nos relatam casos de diarreia”, conta o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.
O Sindetran-MS pediu na justiça a interdição do local, até que se restabeleça o fornecimento de água potável para os servidores e usuários. Ao todo, são mais de duas mil pessoas circulando na Sede do Detran em Campo Grande por dia, entre servidores e usuários.
A SESAU ainda informou ainda que o local será monitorado pela Coordenadoria de Vigilância e Saúde Ambiental e que o Detran foi autuado por transgressão à normas sanitárias, passando a responder Processo Administrativo Sanitário.
Diante da comprovação de água não potável, o Sindetran-MS reforça a recomendação aos usuários e servidores, que não consumam a água do local e tragam de sua própria casa.