Nesta quinta-feira (05), representantes do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) e da Federação Nacional de Sindicatos de Servidores dos Detrans Estaduais e do Distrito Federal (Fetran) participaram da audiência pública PNATRANS, realizada no auditório da Assomasul. O evento reuniu autoridades ligadas trânsito para discutir o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões de Trânsito.

A participação do Sindetran-MS e do Fetran aconteceu para solicitar a inclusão de projetos voltados para formação, capacitação e aperfeiçoamento dos agentes de trânsito, nas ações do PNATRANS. “Nossa intenção é mostrar às autoridades de trânsito, que participar da elaboração do plano, uma visão ampla do sistema de trânsito, principalmente incluindo a qualificação do agente de trânsito”, explicou o secretário-geral do Sindetran-MS, Bruno Alves.

O presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior esteve presente na audiência e também cobrou a inclusão dos Detrans nas constituições estaduais. Segundo Sakai, essa medida foi propiciada através da Emenda Constitucional 82/2014, que incluiu o parágrafo décimo ao artigo 144. “A inclusão dos Detrans na constituição do estado vem no sentido de fortalecer a existência desses órgãos e também possibilitar a construção de políticas de estado, e não só de governo, na área do trânsito. Teremos políticas constantes, que não ficariam arquivadas com troca de governantes”, explicou Sakai.

Políticas de Estado na área de trânsito e qualificação de agentes de trânsito também foram pautas das discussões dos demais participantes. “Ações permanentes, estabelecidas por políticas de estado na área de trânsito beneficiam diretamente a população. Temos investimentos seguros em ações voltadas para redução de acidentes, evitando lesões e mortes no trânsito”, afirma Sakai.

A efetivação de Detrans na constituição dos Estados também deve fortalecer as atividades exercidas pelo órgão. “Esse tipo de medida fortalece o trabalho dos Detrans e principalmente do servidor público dos Detrans. Isso aumenta a importância do servidor público do Detran, e é esse fortalecimento dos servidores que buscamos, enquanto Sindicato”, exclamou Bruno Alves.