Nesta segunda-feira (19), representantes do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) estiveram com o deputado federal Fábio Trad que declarou apoio ao o Projeto de Lei nº 152/2015, que permite o porte de arma de fogo em serviço por agentes da autoridade de trânsito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios que não sejam policiais.
O projeto, que foi apoiado pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos DETRANS – FETRAN estabelece algumas exigências para a concessão de porte de arma de fogo aos agentes de trânsito. Uma delas é a comprovação de capacidade técnica e da aptidão psicológica para o uso do equipamento. Outra é condicionar a autorização para o porte não só ao interesse do ente federativo ao qual o agente está vinculado, mas também à exigência de sua formação prévia em centros de treinamento policial.
“Quando fazemos a fiscalização de trânsito não sabemos o que iremos encontrar ao abordar um veículo. Pode ser um pai de família, mas também pode ser um bandido armado. Então essa decisão é acertada, mas é preciso que exista um treinamento adequado para esses profissionais”, comentou o presidente do Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS), Octacílio Sakai Junior.
A Federação Nacional dos Sindicatos dos Servidores dos DETRANS acredita que a permissão para uso de armas é uma medida que vai garantir mais segurança aos agentes de trânsito e, consequentemente, à população.
Além do Fábio Trad, o deputado federal Dagoberto Nogueira também já declarou apoio ao projeto.