Nesta terça-feira (05), o Sindicato dos Servidores do Detran-MS realizou um reunião com servidores para explicar sobre o aumento do desconto da Cassems. Depois de muitas reuniões entre representantes do Sindetran-MS e a diretoria da Cassems, o plano apresentou uma proposta de taxação do dependentes.

Segundo as justificativas apresentadas pela Cassems, houve um aumento na demanda judicial de pedidos de servidores casados para que o pagamento do plano fosse realizado somente por um dos cônjuges. Ou seja, servidores casados podem ser dependentes do seu cônjuge, não precisando fazer o pagamento dos 6% de contribuição. O impacto financeiro desses processos judiciais gerou um rombo financeiro de 54 milhões para os cofres de do plano.

Por esse motivo, a Cassems apresentou a proposta de alteração do estatuto beneficiando os servidores casados, que poderão ser dependentes de seu cônjuge (o maior salário terá o desconto de 6% da Cassems). Mas para que o plano não quebre, apresentou também a proposta de taxação dos dependentes.

O desconto de 6% ficaria mantido para todos os servidores e seria acrescentando um taxa de 1% para o primeiro dependente, 1,25%, para o segundo dependente e 1,50% para mais de três dependentes.

O Sindetran-MS acredita que o momento não é oportuno para mais um aumento de desconto no salário do servidor. “O Sindetran-MS acredita que esse aumento vem num momento muito ruim para o servidor, que teve um reajuste muito abaixo do esperado esse ano e acumulou perdas, principalmente esta última, que foi o aumento do desconto previdenciário”, afirmou o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.

Segundo o diretor-geral do Sindetran-MS, Bruno Alves, durante as reuniões com a diretoria da Cassems, o Sindicato questionou gastos com a expansão sem planejamento, gastos com publicidade e eventos, a cota de participação dos municípios, entre outros. “Sabemos que a Cassems depende da gente, pois somos nós que pagamos por ela, por isso estamos questionando a gestão dos recursos”, explicou Bruno Alves.

A proposta da Cassems será votada na próxima assembleia que será realizada nesta quinta-feira (07), às 14h no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camilo, no Parque dos Poderes. ”Precisamos sensibilizar os senhores servidores do Detran que a Cassems é nossa, a assembleia será a discussão e votação do nosso dinheiro. Por isso, precisamos que os servidores participem e decidam. O Sindetran-MS acredita que o momento é desfavorável para mais um prejuízo, mas essa é uma decisão do servidor”, enfatiza Sakai. Não deixe que outras pessoas decidam por você. Participe da discussão!

Como não será disponibilizado transporte para os servidores que quiserem ir à assembleia, o Sindetran esta organizando caronas com os servidores que irão com seu próprio transporte.