Depois da polêmica envolvendo novas denúncias de irregularidades em vistoria de veículos, realizadas em empresas credenciadas em MS, o Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS) alerta para a falta de fiscalização do serviço e o excesso de terceirização no órgão.
Para a diretoria do sindicato, o alto preço cobrado pela vistoria do DETRAN leva a população do estado a procurar as Empresas Credenciadas para Vistorias (ECV´s), evidenciando o favorecimento dos proprietários dessas empresas.
O credenciamento do serviço de vistoria também evidencia imprudência e descompromisso com Segurança Pública do Estado, uma vez que as Empresas de Vistorias são credenciadas através de indicações políticas, retirando das vistas do órgão, um serviço essencial que deveria ser executado por agentes públicos. “O controle de veículos é muito importante para a sociedade, uma vez que o roubo e furto de veículos em nosso país é assustador. Contudo esse problema não é de interesse do Governo do Estado, já que não se atenta a uma fiscalização presente das empresas credenciadas para vistoria”, afirma o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai .
“Ao terceirizar o serviço, o DETRAN não tem o controle total sobre os veículos que possam apresentar irregularidades em motores e chassi, por exemplo”, enfatiza o presidente do Sindetran-MS.