No dia 3 de agosto, os servidores tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e foram incentivados a contribuir com o desenvolvimento do Plano de Cargos e Carreiras (PCCR).
O Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Sindetran/MS) realizou uma reunião às 17h30 do dia 3 de agosto, com o intuito de abordar o progresso das ações relacionadas ao PCCR e proporcionar um fórum para esclarecimentos e discussões.
Com mais de 100 servidores presentes, o presidente Bruno Alves compartilhou um resumo histórico sobre o avanço das negociações, demonstrando a transparência das atividades realizadas. Ele detalhou a atenção dedicada pelo sindicato à escolha dos membros da comissão, os quais foram indicados pelo Sindetran.
"Quando do início do ano, sentamos com a Diretoria do Detran/MS e apresentamos as nossas reivindicações, aprovadas na assembleia de maio do ano passado, que também foram apresentadas aos candidatos ao Governo do Estado nas eleições passadas. A partir daí, e com as informações e indícios de que haveria um trabalho profundo na reestruturação dos cargos e carreiras, o Sindicato teve a sensibilidade de trazer para a mesa de discussão alguns cargos que foram atacados com a terceirização, como o assistente de guarda e pátio e o assistente de vistoria e identificação veicular".
Bruno também enfatizou o papel do sindicato como um meio para dar voz e representação aos diversos grupos, incluindo os gestores. "Os gestores organizaram-se e apresentaram ao sindicato o nome de seus representantes, a fim de participarem diretamente da organização de suas atribuições e levarem as suas reivindicações. O que foi prontamente acatado, pois o sindicato deve ser uma ponte entre os grupos e o Governo, para que cada um apresente a sua reivindicação, participe e trabalhe pela sua carreira, e assim, ao término, possamos aglutinar e construir o anseio coletivo".
Os membros da comissão, representados pelos servidores Rodrigo Sodré, Emerson Tiogo, Júlio César e Mércia Melo, explicaram que, nesta etapa inicial, estão levantando as atribuições de cada grupo funcional. No entanto, ressaltaram que esse trabalho preliminar trata apenas de identificar as funções de cada cargo, uma vez que é necessário aguardar o estudo a ser conduzido pela Secretaria de Administração e Desburocratização (SAD), com previsão de apresentação até o final de agosto. Além disso, frisaram que os resultados desse estudo ainda passarão por deliberação em uma assembleia.
Ao encerrar a reunião, Bruno destacou que esse estágio inicial é de debate, sugestões e construção conjunta, incentivando os participantes a compartilharem suas ideias por meio do email