Nos últimos seis meses, a população de Mato Grosso do Sul que precisa dos serviços do DETRAN tem encontrado dificuldades no atendimento, sempre justificado pelo órgão, como falha em sistemas operacionais. Essas justificativas já foram desmentidas pelo Sindicato dos Servidores do Detran (Sindetran-MS), pela imprensa e até mesmo por empresas contratadas para realização dos serviços. A interrupção dos serviços tem ocorrido por falta de pagamento às empresas terceirizadas.
A terceirização é um problema antigo no DETRAN, já que vários serviços como Emissão de CNH, Leilões de veículos, vistorias veiculares, Aplicação de Prova Teórica, entre outros, chegando até o transporte de veículos, quando o órgão possui guincho e funcionários para o serviço. Só nesse último contrato de terceirização citado, o Detran deve desembolsar quase 600 mil reais por ano. “Além da grande quantidade de dinheiro que é gasto com as terceirizações, os serviços do DETRAN ficam nas mãos de pessoas que não são funcionários públicos. Nós nos preocupamos com dados sigilosos, bens e propriedades da população do estado”, comenta o secretário-geral do Sindetran-MS, Bruno Alves.
Na última semana, a emissão de CNH ficou suspensa por mais de três dias por falta de pagamento à empresa ICE Cartões Especiais LTDA. Depois de ser desmentido sobre a falha no sistema da empresa, o DETRAN admitiu não conseguir realizar o pagamento de 152 milhões de reais. E mesmo com dificuldade de pagamento, alegada pelo órgão, o DETRAN abriu licitação para contratação de mais uma empresa, desta vez para a prestação de serviços de implantação, manutenção e operação de sistema computacional. Dessa vez, o valor ultrapassa os 17 milhões de reais. “Queremos entender se não é possível convocar aprovados em concurso, já homologado, para suprir as vagas existentes a um custo menor, uma vez que o serviço é permanente?”, questiona o presidente do Sindetran-MS, Octacílio Sakai Junior.
Enquanto o órgão procura desculpas para as interrupções dos serviços e não consegue justificar a contratação de mais empresas terceirizadas, o cidadão sul-mato-grossense espera por um atendimento de qualidade.
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